Como em qualquer outro meio, infelizmente há muitas fraudes e golpes envolvendo plataformas de leilões. Diante disso e visando a segurança de nossos clientes, iremos destacar 06 valiosas dicas de como evitar cair em golpes nos leilões online.

  1. Verifique o nome e grafia da marca.

Muitos golpistas usam da reputação de grandes leiloeiros para atraírem e induzirem os arrematantes ao erro. Para isso, os golpistas alteram pequenos detalhes ao nome e logomarca do verdadeiro leiloeiro para disfarçar a falsidade ideológica. Sempre que houver dúvidas quanto ao leiloeiro, busque seu registro no site da JUCEMG.

  • Cheque a URL da página e confira a certificação de segurança HTTPS

Para aumentar a segurança virtual alguns sites contam com a criptográfica dos dados. Este procedimento prioriza a proteção de dados de seus clientes e usuários. Site com esses sistemas de proteção possuem um selo de segurança do lado esquerdo da URL. 

  • Encontre o perfil do leiloeiro nas redes sociais.

Hoje em dia praticamente todas as marcas e empresas possuem um perfil nas redes sociais. Busque por esses perfis, veja o envolvimento do mesmo com o público. Páginas muito recentes e com poucos clientes podem indicar uma possível fraude.

  • Verifique a reputação do site.

Busque em sites de reclamação (reclame aqui) ou até mesmo no PROCOM problemas que os possíveis clientes desse site possam estar tendo.

  • Verifique se este site já consta em uma lista de site falsos.

A algum tempo a ALEIBRAS listou alguns links de sites fraudulentos. Esta listagem está disponível ao público e pode ser consultada clicando em: (https://www.leilaoseguro.org.br/falsos/)

  • Marque uma visita.

Se ainda não estiver seguro quanto a veracidade do site, entre em contato com a equipe do leiloeiro e marque uma visita. A disponibilidade de atendimento poderá mostrar a veracidade ou não de uma marca.

A SARAIVA LEILÕES preza pela segurança de todos e por isso, sempre que julgar necessário, entre em contato com nossa equipe. Estamos à disposição para orientá-lo e esclarecer qualquer dúvida quanto ao nosso trabalho.